terça-feira, 10 de março de 2015

1ª et. do V Circuito Park Tour de Orientação

O Park Tour é um circuito de Orientação no estilo Sprint.
A palavra Sprint está relacionada à ideia de velocidade. Nesta concepção, as provas de Sprint se caracterizam como provas rápidas, adicionam o fator “alta cognição” e desenvolvem-se em ambientes de menor extensão. Os mapas são confeccionados em escalas 1:5000 ou 1:4000.
Em 2007 a IOF - Federação Internacional de Orientação – na convenção de Leibnitz, criou a modalidade Orientação Sprint tendo por principais objetivos a divulgação do esporte com melhor visibilidade junto ao público e à mídia, além de tornar a orientação cada vez mais atrativa e acessível.
A norma que rege a confecção de mapas para Sprint é a ISSOM.
Os símbolos da Orientação Tradicional e Orientação Sprint são parecidos e o praticante consegue se adaptar com facilidade.
O Sprint possibilita explorar com facilidade as particularidades do ambiente urbano. Citamos por exemplo que as edificações são representadas no mapa na cor Cinza enquanto que no mapa tradicional a cor é preta. Esta edificação cinza terá ainda uma variação onde: Cinza claro representa uma parte da edificação onde o orientista consegue passar por dentro e o Cinza escuro representa a parte da edificação onde é impossível passar. Fonte: Federação Paraense de Orientação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário