domingo, 5 de junho de 2011

“ORIENTAÇÃO” faz parte da nossa natureza!


O Clube de Orientação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará já faz parte da história da Orientação do Brasil. Tudo começou no ano de 1999 com as primeiras palestras ministradas pelo Tenente-Coronel EB Sérgio Brito e com o nascimento do Clube de Orientação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - COCMCB, capitaneado pelo Sargento BM Flávio Cosmo.


Atualmente a equipe adota uma nova denominação: TRILHA NORTE Clube de Orientação do CMCB e continua atuante, participando de competições estaduais e nacionais. Nos últimos anos o clube destacou-se no Campeonato Cearense conquistando, em 2009, o Primeiro Lugar e em 2010 o Vice-Campeonato.


No primeiro semestre de 2011, os atletas do TRILHA NORTE já participaram de duas etapas do VII Campeonato, realizadas na Fazenda Soledade - Caucaia e no Vale do Cedro - Quixadá. O grupo também participou da 1ª Etapa do XIII Campeonato Brasileiro em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará. 

A Orientação ganha, cada vez mais, espaço entre os esportistas e fará parte dos Jogos Mundiais Militares/2011 que serão realizados no Estado do Rio de Janeiro. Essa modalidade esportiva concentra participantes na faixa etária entre nove e noventa anos, divididos entre categorias por idade e de acordo com a experiência dos atletas.

Para quem pretende iniciar a atividade é fundamental saber que não é apenas correr, aliás, aqueles que se destacam na corrida, geralmente enfrentam certa dificuldade, pois para participar de um evento que envolva Orientação é preciso ter muita disposição, atenção e raciocínio rápido para decidir o melhor percurso a seguir em busca do objetivo: encontrar todos os pontos de controle de sua categoria em menor tempo possível.

O desporto chamado Orientação é um esporte de aventura que embora reconhecido como desporto olímpico desde 1977, somente fará parte dos Jogos Olímpicos em 2012. Os campos de prova geralmente são os parques, as áreas verdes, fazendas e florestas.

O praticante desse esporte é conhecido como orientista, alguém que procura, além do condicionamento físico, desenvolver uma atividade ligada à natureza e em companhia da família.
Paulo A. Costa M. Junior
DIRETOR TÉCNICO DO TRILHA NORTE C.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário