terça-feira, 8 de março de 2011

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

A nutrição de um atleta deve acontecer dia-a-dia e não só durante uma competição. Uma dieta adequada é fundamental para melhorar a performance do atleta. A nutrição é um fator decisivo para o sucesso ou o fracasso em uma competição, além do treinamento, repouso e condições da prova.

Benefícios da alimentação para o atleta:
- Fornecimento de nutrientes;
- Manutenção de reservas energéticas;
- Favorecimento do desempenho do atleta;
- Redução da fadiga;
- Facilita e acelera a recuperação.

O gasto calórico envolvido em um esporte como a Orientação é muito grande e pode variar de acordo com o indivíduo, duração da prova, temperatura ambiente, atividade, tempo de repouso e alimentação. Por isso é essencial buscar uma alimentação diferenciada e adequada para este tipo de prova.

Existe ainda a opção dos suplementos nutricionais, alguns exemplos são:
*Carboidrato: como os repositores hidroeletrolíticos, gatorade, carb up, maraton..., que proporcionam a recuperação da energia, através de reposição do glicogênio.
*Hipercalórico: para ganho de peso.
*Vitaminas antioxidantes: vitamina C, vitamina E, selênio, beta caroteno.
*Minerais: zinco e magnésio, ajudam no ganho de massa muscular e sistema imunológico.
*BCAA: aminoácido essencial.
*Glutamina: recuperação do sistema imunológico e massa muscular.

Podemos dividir a dieta em:
- Pré treino/competição;
- Durante treino/competição;
- Pós treino/competição; Fontes de carboidrato: pães, cereais, batata, massa, arroz.

Fontes de proteína: carnes, ovos, leites e derivados.
Fibras e vitaminas: frutas e saladas.

Não devemos nos aventurar em fazer nossa própria dieta, pois podemos ocasionar queda de desempenho, falta de energia, concentração, podendo até ocorrer a perda de massa muscular. O correto mesmo é procurar um profissional qualificado que faça um acompanhamento alimentar e adequado aos treinos e competições.

A dieta anterior ao treino/competição visa aumentar as reservas de energia muscular e condicionamento. O atleta deve ter fontes de carboidrato em seu cardápio, assim como proteína e lipídio também.

Durante treino/competição o atleta precisa consumir os três macronutrientes. O carboidrato vai garantir o aporte de energia necessário. Ele pode ser ingerido na forma líquida, que vai hidratar e repor os estoques de glicogênio ao mesmo tempo. Pode ser consumido na forma de gel também, em sachês, o que é muito prático.
A hidratação precisa ser lembrada não somente durante o exercício, mas também antes e depois.
O atleta deve começar sua prova já hidratado e ao final precisa repor o volume perdido no suor. A ingestão hídrica deve ser 50% maior que a perdida durante atividade.

Após treino/competição é hora de repor o que foi perdido e consumir nutrientes que irão garantir recuperação muscular. Isto é essencial, pois ao final da prova, fazemos um balanço da performance do atleta, da sua capacidade de "agüentar" os obstáculos da prova. Os três macronutrientes são importantes neste momento, o carboidrato e a proteína tem funções especiais. O carboidrato na sua função de repor estoques de glicogênio hepático e muscular e a proteína propicia funções anabólicas e atua na recuperação muscular também, o que tem grande importância para um próximo evento esportivo.

Texto adpatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário