domingo, 31 de janeiro de 2010

Especialistas dão dicas para quem quer começar a correr

FERNANDA BASSETTE
da Folha de S.Paulo

De acordo com Luciana de Matos, responsável pelo Ambulatório de Cardiologia do Exercício e Esporte do InCor (Instituto do Coração) e cardiologista do Centro de Reabilitação do hospital Albert Einstein, a primeira providência a ser tomada antes de sair correndo por aí é procurar um médico do esporte e pedir todos os exames necessários para saber se há condições de saúde para praticar essa atividade.

Outra dica importante para os sedentários é nunca começar uma atividade física pela corrida, e sim por caminhadas. Segundo o médico do esporte Milton Mizumoto, que também é nutrólogo, o ideal é começar caminhando pequenas distâncias e, à medida que vai ganhando condicionamento físico, intercalar com trotes.

Segundo Matos, se a pessoa fizer um condicionamento adequado com ajuda de profissionais, o coração estará preparado em três meses. Mesmo assim, de acordo com ela, o ideal é fazer exercícios regularmente para evoluir do sedentarismo para a corrida em seis meses.

A alimentação deve mudar, se necessário, de acordo com as orientações médicas. "Se a pessoa deixar de comer carboidrato, por exemplo, ela perde massa magra e não é esse o objetivo do exercício. Não é preciso abrir mão de nenhum alimento, é necessário apenas aprender a comer", disse Matos.

Fonte:www1.folha.uol.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário