sábado, 28 de março de 2009

O que não se pode esquecer!

A Orientação tem sido descrita como "correr enquanto se joga xadrez" e a "corrida da astúcia". É muito fácil aprender a orientar-se, mas os desafios que esse desporto propicia são infindáveis. A Orientação proporciona um excitante desafio intelectual aliado a um extraordinário exercício físico.

A Orientação é um esporte para todos, qualquer que seja a idade e a experiência. Ela tornou-se também um esporte bastante acessível, pois em eventos de massa tanto orientadores de elite, quanto outros atletas apenas recreativos, homens e mulheres, jovens, crianças e idosos (alguns com mais de 90 anos) podem participar, praticando em conjunto essa modalidade. Orientação é um desporto para toda a família, realmente um esporte para todos.
Como melhorar em Orientação
  • Antes da partida estude o mapa e a legenda - faça isso durante o maior período de tempo possível. Procure familiarizar-se com o formato geral do terreno. Durante a prova não é produtivo ficar tentando identificar o que é subida ou descida, o que é uma cerca ou um muro. Observe a escala do mapa e procure ficar com alguma idéia a respeito de avaliação de distâncias.

  • Não encare a competição como uma corrida - Orientação não é simplesmente uma corrida, é uma prova de avaliação de tempo: é voce contra suas próprias fraquezas. Conheça suas próprias deficiências e procurar minimizá-las durante o percurso. Por exemplo: se você se desgasta muito correndo em subidas, evite-as ou diminua seu ritmo quando tiver que encará-las. Aproveite ao máximo suas qualidades de corredor e orientador para planejar sua corrida.

  • Evite correr na sua velocidade máxima - O ideal é que você termine uma prova de orientação com a sensação de que poderia ter corrido um pouco mais. Evite a exaustão. O cansaço dificulta o raciocínio. Imagine você zerando um percurso e, faltando alguns pontos para o final, cometer algum erro por causa do cansaço.

  • Tente não parar - Tome um fôlego se precisar, mas procure manter a progressão mesmo num ritmo lento, ainda que caminhando lentamente. A diferença entre o primeiro e o décimo colocados geralmente se deve à quantidade de tempo em movimento e não somente à velocidade. Pare 30 segundos aqui, mais 15 segundos ali adiante, outros 20 segundos acolá e veja quanto tempo poderia ter ganho no final do percurso.

  • Não corra seguindo seu instinto - Mantenha o mapa orientado sempre, mesmo numa trilha. Em matas sempre se oriente com a bússola, não importa quão difícil seja. É incrivelmente fácil seguir um caminho em vez de outro sem que se perceba e só se dar conta que está na trilha errada mais adiante.

  • Não corra sem contar passos duplos, por menos necessário que isso possa parecer - Então você acha que pode ver o ponto de ataque? Ótimo, mas conte seus passos assim mesmo. Existe a possibilidade de um acidente do terreno parecido estar 50 metros antes ou depois daquele que você escolheu como seu ponto de ataque. E 50 metros faz bastante diferença neste caso. Se você medir as distâncias que percorre e mantiver o mapa orientado, você sempre saberá onde está.

  • Não parta para o próximo ponto de controle pensando em planejar a sua rota até lá depois. - Afaste-se um pouco do controle em que está para, então, planejar. Escolha um ponto de ataque específico e planeje sua rota até ele. Você deverá saber o que estará fazendo, para não se defrontar com algum obstáculo do qual seria melhor ter desviado.

  • Confie no mapa e na bússola. Nunca acredite que você está certo e que o mapa e a bússola estão errados. - Apesar de não ser impossível, é bastante improvável que isto ocorra. Se você "tem certeza" de que está na ravina certa mas não tem um ponto ali, seja humilde o suficiente para considerar que VOCÊ é que pode estar errado. Tente identificar no mapa uma ravina paralela pela qual você pode ter passado "varado". É bastante comum não estarmos no local onde pensamos que estamos.

  • Procure sempre ler as curvas de nível no mapa e no terreno. - Para os iniciantes, as curvas de nível podem não passar de um emaranhado de linhas que complicam a leitura do mapa, mas elas têm grande importância na escolha da melhor rota e, não raro, mesmo orientadores experientes podem se confundir e encarar subidas ao invés de descidas de uma elevação, devido a uma leitura errada das curvas.

Estas dicas foram publicadas na revista "CompassSport". edição de Dez83/Jan84, e são de autoria de John Knight - Inglaterra. Tradução de J. A. Freitas Gomes

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